A Rumo anunciou esta semana Janet Drysdale como membro independente de seu conselho de administração. 

11254 9bcbcb12 4a86 4df4 7969 7ac6032c75c9Janet é vice-presidente de planejamento financeiro da Canadian National Railway (CN), a maior ferrovia do Canadá, onde começou a trabalhar assim que obteve seu MBA na McGill, há quase 25 anos. 

A CN vale quase US$ 80 bi na Bolsa de Nova York.

Ela substitui o egípcio naturalizado canadense Sameh Fahmy, que também trabalhou na CN e na CSX, e estava no board da Rumo há dois anos.

Quando Sameh avisou que não poderia continuar no conselho por questões familiares, a Rumo começou a procurar uma mulher com visão setorial ampla, sem necessariamente um viés financeiro ou operacional, mas capaz de contribuir na estratégia e no tema de sustentabilidade. 

Antes de aceitar o convite, Janet conversou extensivamente com executivos da Cosan. Impressionou pelo carisma, humildade e as perguntas que fez sobre a companhia. Janet também procurou entender questões relativas à CVM no Brasil e às políticas da empresa, e leu o case sobre a Rumo da Harvard Business School. 

Na CN, Janet é responsável pelos orçamentos operacionais e de capital, análise de lucratividade, aquisições, bem como pela estratégia de sustentabilidade, incluindo esforços de redução de emissão de carbono. 

Numa indústria em que os executivos costumam fazer carreiras tão longas quanto os trilhos de suas empresas, Janet — que já foi a vp de relações com investidores da CN — é um household name entre analistas e gestores com exposição ao setor, incluindo investidores comuns à CN e à Rumo.