Num movimento que o CEO Fred Trajano comparou ao desembarque na Normandia, o Magazine Luiza vai abrir pelo menos 50 lojas no Estado do Rio nas próximas semanas — penetrando pela primeira vez um mercado responsável por 15% do varejo nacional. 

A entrada no Rio é particularmente relevante para o Magalu porque seu modelo de negócios é baseado na multicanalidade: a rede costuma ter o dobro de market share no ecommerce nas cidades onde tem loja física.  

10142 99f132f6 2295 0149 0297 595eda65f584A blitzkrieg fluminense será feita em três ondas de abertura de lojas começando na semana de 5 de julho, quando o Magalu já abrirá 23 pontos.  As lojas vão de Copacabana a Bangu, da Tijuca a Santa Cruz, passando pela Pavuna. 

No interior, o Magalu vai entrar em Itaguaí, Niterói, Petrópolis, Belford Roxo, Volta Redonda e São Gonçalo. 

Fred disse ao Brazil Journal que as 50 lojas são “só o começo”, e devem gerar 3.000 mil empregos diretos.

A campanha de marketing também inclui artilharia pesada: o Magalu vai adesivar mais de 44 mil guarda-sóis e todas os quiosques da orla; colar sua marca no BRT e oferecer wifi gratuito aos passageiros por seis meses; e projetar um laser a partir do Cristo Redentor que apontará para cada uma das 23 lojas na noite anterior à inauguração. 

Na ativação da campanha, o Magalu levou em consideração o conselho de Anitta, que notou que “o Rio do carioca não é o Rio do turista.” Num dos vídeos, a “Girl from Rio” aparece no calçadão da Tijuca.  

O Magalu aproveitou uma rara janela de oportunidade aberta pela pandemia. “Apesar de toda crise, o mercado imobiliário do Rio é muito aquecido, é muito caro. Com a pandemia, conseguimos alugar pontos muito bons com mais facilidade,” disse Fred. 

Perguntado se o Magalu não teme as questões de segurança pública que o Rio historicamente enfrenta, Fred disse que a empresa lida com a insegurança em todos os Estados. 

“O Rio é um retrato perfeito do Brasil, com todas as suas oportunidades, belezas e desigualdades. Não acho que vamos encontrar nada diferente no Rio do que encontramos em outros Estados.”