Aos 87 anos, João Carlos Paes Mendonça está dando um upgrade na governança de seu império imobiliário.

O dono do grupo JCPM – que fez fortuna ao vender seu grupo Bompreço à Ahold em 2000 – acaba de trocar o comando de seu negócio de shoppings centers e ampliar as atribuições do conselho de administração de sua holding.

Sérgio Moraes Vieira Filho, que trabalhou mais de 20 anos no sistema Coca-Cola em vários países, é o novo CEO da JCPM Shoppings, dona de 11 empreendimentos no Nordeste, incluindo o Shopping Recife, o RioMar Recife e o Salvador Shopping.

Nos últimos anos, o negócio de shoppings foi liderado por Jaime Queiroz, o braço direito de Paes Mendonça que trabalha com o empresário há 45 anos. Mas Jaime também tinha outras atribuições.

10 22 Joao Carlos Paes Mendonca ok

A chegada de Sérgio marca a primeira vez em que o negócio de shoppings terá um executivo 100% dedicado.

Pernambucano, Sérgio iniciou sua carreira em 2002 no grupo Solar, a engarrafadora da Coca-Cola com atuação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2016, mudou-se para a Nigéria para trabalhar na Coca-Cola Hellenic, e de lá foi para a Rússia trabalhar na Multon, uma joint venture da Coca-Cola que opera em 12 países. 

Na Multon, foi presidente e membro do conselho. Mais recentemente, em 2023, Sérgio se mudou para a África do Sul como vice-presidente.

Os shoppings são de longe o maior negócio da JCPM, que também tem uma construtora e incorporadora, além de ser dona do sistema de comunicação Jornal do Commercio, que inclui jornal, rádio e TV.

No ano passado, os 11 shoppings tiveram uma receita líquida de R$ 779 milhões, uma alta de cerca de 5% em relação ao ano anterior, com um lucro líquido de R$ 440 milhões, 9% maior que o de 2023. 

Boa parte dos shoppings da JCPM foram construídos entre 2007 e 2016, depois de Paes Mendonça ter vendido a rede de supermercados Bompreço para o grupo holandês Royal Ahold em 2000. 

O empresário disse ao Brazil Journal que o momento é difícil para novos projetos no setor. 

“É muito difícil construir um novo shopping no Nordeste hoje porque não tem mais terreno. Os terrenos que tem não tem linha de acesso, e falta segurança,” disse ele. Já os shoppings já erguidos no Nordeste “são difíceis de adquirir, porque ninguém está querendo vender. Mas se formos provocados, podemos olhar.”

Dado este cenário, Paes Mendonça quer crescer seus outros negócios — e fez a mudança na governança de sua holding pensando nisso. 

O conselho, que até agora supervisionava apenas o negócio de shoppings, subiu para a holding, passando a olhar também os outros negócios do grupo, especialmente o imobiliário. Jaime Queiroz passa a fazer parte do board como vice-presidente. 

Os outros integrantes são: Marcelo Silva, o ex-CEO do Magazine Luiza (como independente) e os três netos de Paes Mendonça: João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo.