HBO A Time Warner anunciou hoje que vai oferecer a HBO como um serviço de streaming independente no ano que vem, permitindo que seus clientes deixem de assinar um pacote de TV a cabo para ter acesso ao conteúdo da produtora de Game of Thrones.

O anúncio foi feito pelo CEO da HBO, Richard Plepler, durante uma reunião com investidores da Time Warner hoje pela manhã.

As ações da Time Warner, que chegaram a cair 5% no início do pregão, passaram a operar em alta apesar do derretimento das bolsas .

Uma das maiores afetadas pela concorrência dever ser a Netflix, hoje o serviço de streaming mais bem sucedido do mundo.  As ações da Netflix agora caem 3,2%.

A HBO já oferece um serviço de streaming hoje — o HBO Go — mas apenas para quem já é assinante da HBO na TV a cabo.

Ainda não está claro quanto a HBO vai cobrar dos clientes pelo novo serviço, nem se todo o conteúdo atual da HBO estará disponível na nova plataforma, mas Pleper disse que a empresa está animada com as “possibilidades internacionais” do novo produto.

O movimento pode ser o primeiro passo para a Time Warner fazer o spinoff da HBO e listá-la na Bolsa como uma empresa independente. Isso ajudaria a própria Time Warner, que este ano recebeu uma oferta hostil de Rupert Murdoch , a se manter independente.

O anúncio também é o cumprimento de uma profecia.  No ano passado, um executivo da Netflix disse que “nosso objetivo é nos tornarmos a HBO antes que a HBO consiga se tornar a gente.”

Um analista de mídia em Nova York disse a VEJA Mercados: “A questão é quanto a HBO vai cobrar por isso. Hoje eles recebem dos distribuidores (empresas de TV a cabo) de 8 a 10 dólares por assinante, então eu acho que vão querer cobrar 12 ou 15 dólares. Mas a TV a cabo tem mais poder de barganha do que as pessoas imaginam. Como você vai assistir esportes?  E os canais de notícias? E ‘The Walking Dead’ aos domingos?”

Para ele, “aqui em Nova York tem muita conversa sobre ‘cortar a corda’ [se livrar da TV a cabo], principalmente entre os usuários urbanos e mais intelectualizados, mas para a maioria da população, esse processo vai ser muito mais devagar.”