Warren BuffettQuem acha que investir na Bolsa é seguir a dica de ‘um cara que entende’ ou ‘apostar em cassino’ não conhece o value investing, a filosofia de investimento fundada por Benjamin Graham.

Depois de ter perdido boa parte de seu patrimônio durante a Grande Depressão, Graham se interessou em criar um método de selecionar empresas que protegesse o investidor durante os mercados em baixa e desse retornos consistentes ao longo do tempo.

Graham foi um dos primeiros a dizer claramente que o “valor” de uma empresa muitas vezes é diferente de seu “preço”. Escreveu dois grandes livros sobre o assunto — “Security Analysis” e “The Intelligent Investor” — e foi professor e mentor de Warren Buffett, o investidor em Bolsa que mais teve sucesso no pós-Guerra.

No Brasil, o evento anual que reúne os seguidores de Graham e Buffett acontece semana que vem em São Paulo.

O Congresso Value Investing Brasil, marcado para o dia 22, já está em sua sétima edição e é uma das principais reuniões do gênero fora dos EUA.

No congresso, que dura o dia todo, gestores profissionais falam sobre seus investimentos atuais e sobre como funciona seu processo de tomada de decisão.

O evento deste ano contará com gestores da Gávea Investimentos, M Square, Studio Investimentos e STK Capital, entre outros.

Os trabalhos começarão com palestra de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e agora chairman da J&F Participações, a holding da família Batista.

As inscrições ainda estão abertas no site do evento.