There… we go… again.

Novos boatos de uma oferta iminente da Anheuser-Busch InBev (ABI) pela SABMiller dominaram o dia e fizeram as ações de todos os envolvidos terminar em alta.Carlos Brito

Tudo começou na semana passada, quando a própria ABI cancelou na última hora sua participação numa conferência do banco Barclays — de acordo com fontes da empresa, porque o CFO, Felipe Dutra, não estava se sentindo bem. (Não houve confirmação independente dessa ‘gripe’.) Além disso, os chefes das áreas de vendas, comunicação e o advogado do ‘board’ não compareceram a um evento com investidores da ABI na China, ainda que fossem aguardados.

Hoje, veio a notícia de que a Altria — uma das maiores acionistas da SABMiller, com 27% da empresa — também cancelou sua participação num evento da Merrill Lynch que acontecerá esta semana — alegando, para a Bloomberg, que havia um “conflito.” Essa apresentação seria feita por funcionários júniores da empresa.

Finalmente, no meio da tarde, o CEO e o CFO da Altria cancelaram sua participação num evento da corretora Stifel, para o qual já haviam confirmado presença.

Como o mercado não acredita em coincidências, a SAB subiu 2,7% em Londres, a ABI ganhou 1,6% em Nova York e a Altria, 3,6% — todas com volumes quase o dobro da média.

A expectativa de um ‘deal’ parece estar afetando todas as cervejarias. Recentemente, a Molson anunciou que seu CEO interino se tornará definitivo, o que pode ser um sinal de que a iminência de uma megatransação no setor criou dificuldades para a empresa encontrar um candidato externo.