Fabio Bruggioni está deixando a Telefónica na Espanha para assumir como o novo head de cartões do Itaú Unibanco – um movimento que coloca um executivo com background de venture capital à frente do maior negócio de cartões da América Latina, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

O executivo já está trabalhando no banco.

11830 b65b5e45 6158 a927 80f8 b3030a2e04d3A área estava sendo liderada por Carlos Formigari, que agora está assumindo todo o marketplace do banco.

Bruggioni era o vp de Global Consumer da Telefónica desde abril de 2018, responsável pela transformação digital da companhia e pelos produtos digitais B2C para os maiores mercados da empresa, como Brasil, Espanha, Reino Unido e Alemanha.  Ele também era responsável pelas parcerias da Telefónica com empresas do mundo digital, como o Google.

“O Fabio é um cara sensacional, do bem, e super antenado no que há de mais moderno,” diz uma pessoa que já trabalhou com ele.

A aquisição sugere que o CEO Milton Maluhy está tentando injetar velocidade na própria transformação digital do banco, atraindo executivos familiarizados com novas tecnologias e tendências globais.

Bruggioni, que começou sua carreira na RBS Digital, foi sócio-fundador da e-bricks – a gestora de VC fundada dentro do grupo de mídia gaúcho – e liderou o investimento da empresa na Wine há oito anos.

Bruggioni vai se reportar a André Sapoznik, o membro do comitê executivo responsável por marketing, meios de pagamento e consumer finance, sob cuja jurisdição estão a Rede, os cartões, o iupp, o banco digital iti, a financeira, e as parcerias do banco com varejistas.

O Itaú é o banco emissor de 38,2 milhões de cartões de crédito e 31 milhões de cartões de débito.