O tesoureiro do Santander Brasil, Luiz Masagão, está deixando o banco para se juntar à B3.
Rafael Kappaz, o atual CEO da Santander Asset Management, vai assumir a posição – conhecida internamente como Head of Markets Brazil.
Kappaz está há 21 anos no Santander e já trabalhou no banco em Madri e Londres. Seu sucessor no comando da asset ainda não foi definido.
Masagão, que começou sua carreira no Citi e está no Santander há 14 anos, será o novo vice-presidente de produtos e clientes da B3, substituindo José Ribeiro de Andrade, o Juca, que vai deixar a B3 no início do ano que vem.
Juca havia manifestado sua intenção de sair desde o início do ano, e fez seu sucessor. (Juca foi chefe de Masagão nos tempos de Citi.)
Juca entrou em 2016 no que era então a BM&F Bovespa. Sua vice-presidência tem interface com os sete tipos de clientes da Bolsa: buyside, sellside, tesourarias, áreas de serviços qualificados (administradoras), HFT (high-frequency traders), varejo e emissores.
Além disso, tem responsabilidade sobre três grandes áreas de produto: o balcão (que inclui os produtos da velha Cetip, como duplicatas), os produtos listados e a área de dados de mercado de capitais.
Masagão, que sucedeu Roberto Campos Neto na tesouraria do Santander, vem de uma família do mercado: seu pai foi CEO do Banco Indusval e chairman da própria BM&F Bovespa antes de existir a B3.