A Petrobras terá um novo diretor de exploração e produção: Carlos Alberto Pereira de Oliveira, conhecido na companhia pelo acrônimo “CAPO”, substituirá Solange Guedes.
 
CAPO tem 38 anos de casa e é tido no setor como uma das pessoas que mais entendem de petróleo no Brasil.
 
Até agora, ele era gerente geral na área de E&P da companhia, liderando a gestão de portfolio, de parcerias e de desempenho.
 
A indicação mostra que o CEO Roberto Castello Branco, empossado na quinta-feira, estava fazendo as nomeações aos poucos, mas a companhia disse num comunicado que esta foi a última mudança na diretoria.
 
 
Carlos Alberto Pereira de Oliveira tem 61 anos.

Graduou-se como engenheiro mecânico e de automóvel no Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambos em 1980.  Fez especialização em Engenharia de Petróleo e é mestre em Finanças e Investimentos pela PUC-Rio. 

Ingressou na Petrobras em 1981 e, a partir de 1990, passou a assumir funções gerencias. De 1998 a 1999, ocupou a Gerência Geral de Reservas e Reservatórios da Petrobras. De 1999 a 2003, esteve à frente da Gerência Executiva de E&P. 

De 2003 a 2008, foi Diretor de E&P da Petrobras Energia, subsidiária da companhia em Buenos Aires. De 2008 a 2012, ocupou a Gerência Executiva de Suporte Técnico aos Negócios Internacionais da Petrobras. Entre 2012 e 2016, foi gerente executivo de Gestão de Investimentos em Sondas e Unidades de Produção no Brasil, e finalmente Gerente Executivo na área de Estratégia em 2016.