To read this story in English, click here

A PagSeguro já tem um banco para chamar de seu.

O Banco Central aprovou no último dia 16 a transferência do controle do Banco Brasileiro de Negócios (BBN) para Luis Frias, controlador do grupo UOL, dona da empresa de meios de pagamento.

A notícia foi dada em primeira mão no blog do consultor em fintechs e meios de pagamento Edson Santos, que passou por empresas como Rede, FirstData e Global Payments.

O pedido para a compra do banco foi feito em novembro do ano passado, segundo memorando enviado ao BC. O documento deixa claro que o BBN será controlada por uma holding, que tem entre seus acionistas indiretos Luis Frias, a Folhapar, UOL e PagSeguro. 

O mercado já esperava há tempos a entrada da PagSeguro no segmento bancário.

Com uma licença de banco, a empresa – que atende principalmente microempreendedores – poderá oferecer crédito e outros serviços financeiros a uma população que não tem acesso aos grandes bancos.

O movimento sublinha uma estratégia que tem ficado cada vez mais clara: a adquirência é a porta de entrada das fintechs para desafiar os bancos tradicionais.

A compra da licença do BBN vem meses depois de a PagSeguro tentar comprar o Agibank, um banco com perfil de financeira e uma pegada digital. 

Uma licença bancária, no entanto, não é o único caminho – ainda que seja o mais curto. Uma adquirente pode obter licenças específicas para serviços hoje prestados por bancos e concorrer com eles da mesma forma.

 

SAIBA MAIS

PagSeguro mira mercado da Stone às vésperas do IPO

A história e os planos de IPO do Agibank