Faz tempo que o consórcio precisa de uma nova roupagem, com um posicionamento mais moderno, democrático e focado na quebra de mitos do passado.

O Itaú entendeu a oportunidade e tem liderado com protagonismo esta tendência, completando recentemente a segunda campanha massiva do produto.

Ao mesmo tempo, a necessidade de planejamento no pós-pandemia e maior nível de educação financeira fizeram com que o consórcio decolasse ainda mais nos últimos tempos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o Sistema de Consórcios registrou o melhor primeiro semestre dos últimos dez anos, com 1,8 milhão de novas cotas vendidas.

No Itaú, não foi diferente: o banco bateu o seu recorde histórico no segmento, com crescimento de 46% na comercialização de cotas no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o banco atingiu o volume de R$ 12 bilhões na originação de consórcios e aumento de 34% na contemplação de seus clientes na modalidade.

O crescimento do Itaú tem a ver com a centralidade no cliente. Recentemente, o banco digitalizou toda sua jornada de contratação e várias etapas do pós-compra de consórcio no aplicativo, oferecendo maior comodidade para o cliente. Investiu ainda mais em tecnologia – só nos últimos 18 meses, o volume dedicado foi 55% superior em relação aos anos de 2019 e 2020 somados. Tudo isso com foco na estratégia “phygital”. Ou seja, atender o cliente como, quando e onde ele quiser.

O atendimento com especialistas também foi reforçado, com o objetivo de dar suporte para o cliente durante a jornada e oferecer mais segurança em um momento de tanta relevância como é o planejamento para a compra de um novo bem.

“Desde o ano passado, temos acelerado muito nossa operação de consórcios, tornando a experiência do cliente cada vez mais fluída, ágil e digital. Essa reformulação, aliada a preços competitivos, consultoria humana especializada e uma prateleira completa de produtos tem nos permitido alcançar resultados históricos. Com a agenda de transformação digital a partir das necessidades de nossos clientes, temos crescido acima da média de mercado”, disse Thales Ferreira Silva, diretor do Itaú Unibanco.

A comunicação também tem sido um fator chave para o crescimento do produto. No mês de setembro, o Itaú lançou a segunda campanha massiva do consórcio, com foco em reforçar o posicionamento do banco na categoria, esclarecer dúvidas e quebrar mitos ainda existentes sobre o produto.

Esse novo movimento conta com ações especiais de OOH, alto investimento no digital nas principais plataformas como Instagram e TikTok, uma forte camada de conteúdo cocriada com influenciadores e uma nova identidade visual em colaboração com ilustradores. Na TV, são dois filmes, um de veículos e um de imóveis, com destaque para sua proposta de valor e diferenciais da solução do Itaú.

“Os conteúdos e insights da campanha vieram de uma escuta ativa com nossos clientes e time comercial. Buscamos sanar os principais pontos de dúvida ainda existentes sobre o consórcio Itaú e focamos em um plano de marketing estruturado para atingir os clientes em todos os canais de contato”, disse Guilhermo Bressane, diretor de marketing do Itaú Unibanco.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir