O Operador Nacional do Sistema (ONS) orientou pelo menos três distribuidoras elétricas a cortar parte de sua carga na tarde de hoje, levando a apagões em várias cidades de vários Estados.

A Eletropaulo disse que o ONS orientou o corte de mais de 700 megawatts de sua carga total. A assessoria da empresa não soube informar o quanto isto representa da carga total da empresa e referiu quaisquer outras dúvidas ao ONS.

A Light, cuja área de concessão inclui 31 municipios do Estado do Rio, foi orientada a cortar 500 megawatts entre 14:50 e 16:20hs.

A CPFL disse que lhe foi determinado o corte de aproximadamente 800 megawatts “em cumprimento ao procedimento padronizado para a estabilização do sistema elétrico nacional.”

A empresa disse que foram impactados clientes na área de atuação das oito distribuidoras do grupo tanto em São Paulo quanto no Rio Grande do Sul, a partir das 15hs.

“A CPFL foi autorizada a restabelecer o fornecimento de energia elétrica para um terço dos clientes atingidos e aguarda nova orientação do ONS para regularizar o sistema e restabelecer o fornecimento para todos os clientes,” disse a empresa em comunicado.

Há relatos de falta de energia em cidades como Santos, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto. Na cidade de São Paulo, falta energia em bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, Pinheiros e Vila Mariana.

Outras cidades onde há relatos de falta de energia incluem Londrina, no Paraná, e Guarapari, no Espírito Santo.

ATUALIZAÇÕES:  Por volta de 16:30, a Eletropaulo emitiu o seguinte comunicado:  “A AES Eletropaulo informa que, seguindo orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), restabeleceu a totalidade de sua carga de energia distribuída às 15h50.”