Carlos BritoAs ações da SABMiller dispararam — alta de 12% no meio do pregão desta segunda-feira em Londres — depois que o The Wall Street Journal reportou que sua maior rival, a Anheuser-Busch InBev (ABI), está fechando com bancos um mega financiamento para fazer sua tão aguardada oferta pela cervejaria sulafricana.

De acordo com o WSJ, a oferta deve ser de aproximadamente 122 bilhões de dólares.

Em junho deste ano, uma notícia semelhante no Financial Times falava em um financiamento de 60 bilhões de dólares — e teve o mesmo impacto sobre as ações da SAB.

Ontem, a Bloomberg descobriu que a SABMiller fez nos últimos dias uma oferta pela Heineken , numa tentativa de ficar maior e mais cara, defendendo-se assim da oferta da ABI, comandada por Carlos Brito. A oferta, que foi rejeitada, deve apressar a ABI a iniciar sua ofensiva.

No Brasil, uma oferta da ABI pela SAB tem consequências para as ações da Ambev, que é controlada pela ABI. Os analistas esperam que, na estruturação da oferta, a ABI force a Ambev a comprar as operações da SAB na América Latina, principalmente o mercado colombiano, onde a SAB tem 98% de participação de mercado.

Com a expectativa do anúncio desta compra, as ações da Ambev não conseguiram se beneficiar do “rali Marina” e permanecem no preço mais baixo dos últimos 12 meses.