16 de maio, 2025
O deputado Hugo Motta, presidente da Câmara, fez uma análise dos possíveis cenários para a próxima eleição presidencial durante um evento promovido pelo Brazil Journal e pelo PlatôBR. Para Motta, o ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser candidato se puder disputar em 2026 (atualmente, está inelegível por oito anos). Sem Bolsonaro, afirmou o deputado, a direita está desorganizada, com muitos prováveis candidatos.
No mesmo painel, o ministro Renan Filho afirmou ser “muito difícil bater o Lula nas urnas.” Na sua visão, o presidente tem capacidade de liderar o centro. Já o governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, vê um “descolamento entre o que o governo faz e o que a população quer”. As pesquisas mostram isso, acrescentou, uma vez que o governo perde popularidade apesar do crescimento econômico e do desemprego baixo.
O evento “Brasil: 2026 é logo ali” aconteceu no dia 14 de maio em Nova York e teve mais dois painéis, além de uma palestra de abertura com o Nobel de economia Paul Krugman, em que ele discutiu os impactos das medidas adotadas pelo governo Trump. Os vídeos de todos os painéis serão publicados nos próximos dias.