A XP comprou uma participação minoritária relevante na Capitânia Investimentos, uma gestora com mais de R$ 11 bilhões em fundos de crédito privado, imobiliário e de infraestrutura.

A transação é um misto de primária e secundária: a XP está comprando a participação de alguns sócios e também injetando capital para o desenvolvimento e a ampliação da gestora.  

Com a entrada da XP, a Capitânia quer ampliar as estratégias em que atua e expandir seu leque de produtos, mantendo seu foco em prover capital de médio e longo prazo.

As duas empresas já têm uma relação comercial há mais de 10 anos.

Fundada em 2003, a Capitânia tem cerca de 30 profissionais, 30 fundos de investimento e 140 mil cotistas. A empresa continuará a ser administrada pela mesma equipe. Além do fundador e CEO Ricardo Quintero, os sócios Arturo Profili e Caio Conca lideram a gestão de recursos, enquanto Carlos Simonetti e Flávia Krauspenhar respondem pelo RI, produtos e marketing.

Nos últimos anos, a XP comprou participações em gestoras como  a Augme, Blue Macaw, Encore e Grimper.  Na semana passada, comprou a Giant Steps.

Leon Goldberg, o sócio da XP à frente da transação, disse ao Brazil Journal que a corretora pretende fazer mais aquisições deste tipo.

“Entendemos o business de Asset Management muito bem, sabemos como ajudar os gestores a alavancarem os seus negócios nos posicionando como um sócio estratégico.”