A XP Inc. acaba de comprar a DM10, um marketplace de seguros que conecta corretores à seguradoras, robustecendo sua oferta de vida e previdência num momento em que taxas de juros historicamente baixas aumentam o desafio da aposentadoria.

A transação permitirá à XP plugar os cerca de 1.000 corretores da DM10 nos seus sete mil agentes autônomos. Ao mesmo tempo, permite que os AAs tenham acesso a clientes da DM10 que até agora só compravam produtos de vida e previdência.

A transação envolveu 100% do capital da DM10, mas a XP não revelou o valor do negócio. 

A DM10 foi fundada por Daian Moura, um ex-vendedor da Company que descobriu sua vocação para vendas quando atropelou colegas mais experientes e levou o prêmio de melhor vendedor do Brasil em seu primeiro ano no trabalho. Ele tinha 18 anos.

Daian, que aprendeu sobre seguro de vida quando trabalhou na Prudential, agora passa a ser executivo da XP.

A transação também cumpre uma promessa feita no IPO da XP de que a empresa fortaleceria sua área de seguros.

Hoje, cerca de 82% dos R$ 940 bilhões da indústria de previdência privada estão aplicados na renda fixa — aumentando o desafio atuarial num momento em que a Selic está prestes a testar o piso de 3%. No ano passado, a captação líquida dos fundos de previdência privada aumentou 40%, mas continua concentrada nos grandes bancos e em poucos gestores. 

A XP Seguridade começou a ser estruturada em 2018 com a entrada de Roberto Teixeira, um ex-executivo da área de previdência do Itaú Unibanco. 

Embaixo do guarda-chuva da XP Seguridade estão a XP Seguros, a XP Corretora de Seguros, e o marketplace, agora reforçado com a aquisição da DM10.

Lançada em abril do ano passado, a XP Seguros por enquanto vende apenas previdência, com a oferta de 80 fundos VGBL e PGBL de diversos gestores.

Em apenas um ano, a XP Seguros tornou-se a empresa que mais cresce no setor, assumindo a liderança na captação líquida de recursos em abril, segundo dados da FenaPrevi.