A Unilever acaba de comprar a The Laundress, uma marca de produtos de limpeza feitos com insumos naturais, em mais um movimento de uma gigante global em direção a produtos saudáveis e ‘eco-friendly’.

Desta vez, a aquisição também coloca a companhia no mercado ‘premium’ de produtos de limpeza. Fundada por ex-executivas da Chanel e da Ralph Lauren, a marca conta com uma boutique no Soho que mais se assemelha a uma loja de cosméticos. 

Com embalagens de design ‘clean’, a The Laundress também é digital: vende principalmente pelo e-commerce e conta, inclusive, com um serviço de assinatura mensal dos produtos.

O faturamento ainda é pequeno: de cerca de US$ 12 milhões, segundo estimativas do mercado  ainda que a empresa venha crescendo a taxas de dois dígitos desde 2010. O valor da transação não foi revelado.

“Com seu crescimento acelerado nos Estados Unidos e na China, principalmente entre os millennials, a The Laundress é um forte complemento ao nosso portfólio de marcas líderes de limpeza”, Kees Kruythoff, presidente do negócio de home care da Unilever, disse num comunicado.

Fundada em 2004 por Gwen Whiting e Lindsey Boy, duas veteranas do setor de moda, a The Laundress nasceu oferecendo apenas um produto: o Wool and Cashmere Shampoo, usado para a limpeza de lãs e cashmere.

Hoje, a marca tem um portfólio de 85 itens, que vão desde o detergente  o carro-chefe da empresa até um spray para tecidos. Na loja, os produtos são separados de acordo com o tecido a que se destinam, da lã e cashmere ao jeans, passando por roupas de bebê.

Segundo a Unilever, a marca continuará sendo administrada pelas fundadoras como um negócio independente; Lindsey, a atual CEO, seguirá no comando.

O esforço da Unilever para balancear seu portfólio não vem de hoje e nem é restrito ao setor de limpeza.

Nos últimos anos, a companhia tem feito diversas aquisições de marcas de produtos sustentáveis e naturais. Há cerca de seis meses comprou a italiana Equilibra, de higiene e beleza, e, no fim de 2017, a Mãe Terra, no Brasil, que produz alimentos saudáveis.

SAIBA MAIS: 

É ‘natural’? A Unilever compra