O SoftBank Latin America Fund está assumindo o comando do WeWork na América Latina, colocando a ex-CEO do Uber Brasil, Claudia Woods, no comando da operação, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal. 

O anúncio será feito daqui a pouco pelo Softbank, que se tornou o maior acionista do WeWork depois que a companhia entrou em dificuldades. 

11367 f091bb4c d8b9 4bb4 d68e 6313df7eb17aPelos termos do acordo, o WeWork e o Softbank estão criando uma joint venture: o WeWork vai aportar seus ativos no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, e o Softbank aportará caixa e a gerência operacional, que ficará com Claudia, uma executiva que já trabalhou no Banco Original, Webmotors e Walmart.com.

A WeWork tem 90 espaços de coworking em 18 cidades da América Latina. Segundo pessoas a par do assunto, nos últimos quatro meses a ocupação dos espaços na região teve “um aumento de dois dígitos”, chegando a quase 50%. 

O COO do Softbank e chairman do WeWork, Marcelo Claure, disse semana passada que, globalmente, a demanda por espaços do WeWork “está mais alta hoje do que antes da pandemia.”

10655 06e06b4d 28d3 b07d 7a4f f537377d5fcfNão está clara a taxa de vacância no Brasil, onde o WeWork opera 32 espaços em oito cidades.

Esta não é a primeira vez que o WeWork cria uma JV para operar geografias específicas. O primeiro experimento do tipo foi feito em 2017 no Japão e, no ano passado, na China e na Índia. Há poucas semanas, o grupo fez uma JV em Israel. 

O anúncio vem num momento em que o WeWork tenta fazer seu IPO pela segunda vez — desta vez, por meio da fusão com um SPAC e a um valuation bem mais tímido (US$ 9 bi).

Há dois anos, o WeWork tentou entrar na Bolsa valendo US$ 47 bi, mas a transação foi cancelada depois que os investidores perderam a confiança no fundador e então CEO, Adam Neumann.