O empresário Salim Mattar, co-fundador e chairman da Localiza, aceitou o convite para ser o Secretário de Desestatização, Desinvestimentos e Desimobilizações do Governo Bolsonaro, reportando-se ao Ministro da Economia, Paulo Guedes. 
 
A escolha traz para dentro do próximo governo um empresário com um dos melhores históricos de execução do País e profundas convicções liberais.  Salim é um apoiador histórico do Instituto Liberal e do Millenium, ambos ‘think tanks’ que defendem a livre iniciativa e as liberdades individuais. Também foi um dos fundadores do Instituto de Formação de Líderes, o IFL.
 
10271 49343ce7 c2df 0000 7fffffffffffffff 3ab41488b670Ao longo dos últimos 45 anos, Salim e seu irmão Eugenio transformaram a Localiza na maior empresa de aluguel de automóveis da America Latina, hoje com um valor de mercado de R$ 18 bilhões.
 
A extensa nomenclatura da pasta — que está sendo criada — foi pensada para dar conta da venda de imóveis e outras participações acionárias que não são propriamente privatizações.  Na modelagem de venda de ativos, Salim deve trabalhar afinado com Joaquim Levy, o próximo presidente do BNDES.
 
Com a chegada de Salim e os demais nomes já confirmados, o Ministério da Economia de Paulo Guedes começa a tomar forma.
 
O economista Marcos Troyjo vai comandar uma secretaria responsável pelo comércio exterior, que buscará ter os mesmos perfil e atribuições do US Trade Representative, a agência que negocia tratados comerciais pelo governo americano. 

Paulo Uebel está confirmado numa secretaria que ficará encarregada de uma reforma da máquina do Estado.  Advogado de formação especializado em direito tributário e econômico, Paulo trabalhou fundou o LIDE na região Sul, e em seguida dirigiu o Millenium, onde conheceu Guedes.  Depois de fazer um mestrado em Columbia, foi contratado pela WeWork para abrir a filial brasileira.  Pouco antes de entrar em operação, foi convidado por João Dória para assumir a secretaria de gestão da Prefeitura de São Paulo, de onde saiu em agosto pra liderar um fundo de venture capital.