Numa apresentação para investidores hoje em Londres, a SABMiller fez projeções de médio prazo para seu crescimento na América Latina, um mercado de cerveja onde ela ainda vê baixa penetração.

Num horizonte de três a cinco anos, a SABMiller prevê as seguintes taxas de crescimento na região, em moeda constante:

Volume total: 3% a 6%
Volume de cerveja: 3% a 5% SABMiller
Volume de refrigerantes: 4% a 6%
Receita líquida por hectolitro: 2% a 4%
Margem EBITA: 10 a 30 pontos-base

Na América Latina, a SABMiller tem uma presença quase monopolista na Colômbia (98% de share) e no Peru. A região responde por 35% da geração de caixa da empresa e é o mercado onde ela tem sua melhor margem EBITDA (38,6%).

Mas o que mais chamou atenção na apresentação foi como a cervejaria anglo-africana pretende crescer na região.

O CEO da SABMiller na América Latina, Karl Lippert, disse coisas que poderiam ter sido tiradas de um discurso de Bernardo Paiva, o CEO da Ambev.

Desde que se tornou CEO no início deste ano, Paiva tem dito a investidores que a empresa vai crescer daqui pra frente focando no ‘share of throat’ , ou seja tentando tirar mercado de outras bebidas alcóolicas.

Apesar da Ambev ter 67% de share no mercado de cerveja, a empresa tem ‘apenas’ 40% do mercado de bebidas brasileiro quando se considera o consumo de vinho, vodka, cachaça, whisky, etc. Na Argentina, a Quilmes, que pertence à Ambev, tem 78% do mercado de cerveja, mas seu ‘share of throat’ é de cerca de 25% (lá, o vinho é muito popular).

No discurso de hoje, Lippert focou na mesma estratégia.

“Crescemos a participação da cerveja no total de álcool em nossos mercados latino-americanos de 55% para 59% nos últimos quatro anos. Isto foi conseguido principalmente ganhando participação de bebidas mais baratas, bem como em cima de bebidas alcóolicas que são ilegais, não tributadas e baratas,” disse Lippert, que estima que o ‘álcool ilegal’ represente “mais de um quinto do total do mercado de álcool em alguns países latino-americanos.”

Lippert disse ainda: “Ao planejarmos nossa expansão na categoria de cerveja na América Latina, planejamos ter uma opção atraente de cerveja para todos, para homens e mulheres, seja jantando com os amigos, relaxando em casa, ou em baladas sofisticadas.”

O fato de SABMiller e Ambev estarem exatamente com o mesmo discurso mostra que, depois de ganharem o jogo da consolidação em seus principais mercados, ambas têm que buscar crescimento em um outro campo de batalha.

Talvez um dia Lippert e Paiva falem a mesma língua dentro da mesma empresa.