O grupo RBS, o conglomerado de mídia que domina a região Sul do País, vai anunciar nesta segunda-feira a venda de suas operações em Santa Catarina.RBS-logo

A informação foi antecipada pelo jornalista Felipe Vieira — um conhecido radialista gaúcho que já trabalhou na RBS e hoje está na rádio Guaíba, do grupo Record — e confirmada pela coluna nesa segunda-feira.

Os compradores são os empresários Carlos Sanchez, controlador do grupo farmacêutico EMS, e Lírio Parisotto, da Videolar, um dos maiores investidores em Bolsa no Brasil.

O CEO da RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, fará o anúncio esta tarde, depois que as equipes da RBS em Santa Catarina tiverem sido informadas.  Vieira disse que “o mercado estima que o valor do negócio chegue a 700 milhões de reais,” mas, em novo post esta manhã, atualizou a estimativa para R$ 1 bilhão.

Em Santa Catarina, além de operações de TV e rádio, o grupo RBS é dono do Jornal Santa Catarina, do Diário Catarinense e da Hora de Santa Catarina.

A operação marcará a rara entrada de empresários outsiders na indústria da mídia, que tem passado por profundas transformações com a TV aberta e os jornais perdendo audiência para a internet.

Vieira aventou a possibilidade de que José Bonifácio Oliveira Sobrinho, ex-executivo da Rede Globo, também se torne sócio do negócio.