A Ourofino Agronegócio, a maior fabricante brasileira de produtos veterinários, pretende abrir seu capital e levantar recursos na BM&F Bovespa ainda este ano.

Os bancos coordenadores da operação, JP Morgan e Itaú BBA, devem entrar com o pedido de autorização na CVM nos próximos dias.

OurofinoA oferta de ações pode chegar a 500 milhões de reais e é uma espécie de unicórnio no mercado de capitais: um IPO em plena campanha eleitoral, uma época sempre marcada pela volatilidade da Bolsa.

A Ourofino tem uma história interessante para contar aos investidores: o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial e, por consequência, é um dos maiores mercados veterinários do mundo.

Fundada em 1987, a empresa é uma das que mais crescem no mercado veterinário do País. Seu negócio se divide em três: uma linha terapêutica, com produtos de prateleira como antibióticos e vitaminas; uma linha biológica (vacinas para animais domésticos, cavalos e gado, incluindo contra febre aftosa); e uma linha reprodutiva (hormônios para inseminação artificial).

A Ourofino vem suprir uma lacuna importante na Bovespa: empresas que permitam aos investidores participar diretamente do sucesso avassalador do agronegócio brasileiro. Os nomes atuais são poucos: as três do açúcar e do etanol (Cosan, São Martinho e Tereos), as duas de terra (Vanguarda Agro e SLC Agrícola), a ferrovia ALL e a Fertilizantes Heringer.Ourovac_Aftosa_50ml_OF45

Com sede em Cravinhos, no interior de São Paulo, a Ourofino também faz defensivos agrícolas em uma fábrica com capacidade para 100 milhões de litros por ano.

No mercado veterinário, seus principais concorrentes são o laboratorio MSD Brasil (da Merck e da Schering-Plough), a Zoetis (um spinoff da Pfizer), o Hertape Calier e a Vallée.

A Ourofino também exporta para a América Latina, Ásia e África através de sua unidade de negócios Ourofino Animal Health.

Os fundadores da Ourofino, Jardel Massari e Norival Bonamichi, são amigos desde que passaram a infância juntos na cidade de Inconfidentes, no interior de Minas.

Decidiram largar a vida de assalariados para empreender e, com as economias, começaram uma distribuidora. Com o sucesso do negócio, resolveram começar a fabricar os próprios produtos. Tanto Massari quanto Bonamichi se formaram como técnicos agrícolas e mais tarde estudaram zootecnia.

No meio rural, a Ourofino é conhecida por fazer um bom trabalho com seus “promotores técnicos”, veterinários que vão a campo fazer palestras sobre saúde animal e aplicam os remédios direto no couro do gado.