A Adventures — a empresa de marketing digital e gestão de marcas fundada por Raphael Avellar, Ricardo Dias e Gerard Roure — começou a executar uma estratégia de comprar e construir marcas nativas digitais de consumo, conhecidas pelo acrônimo em inglês DNVBs.

11617 d2fccc1b 8564 db56 0615 9db8c4fc7748A empresa pretende usar os R$ 50 milhões que tem em caixa para comprar participações em marcas digitais em setores como eletrônicos, beleza, artigos para casa, nutrição e alimentos e bebidas — e já está em conversas com investidores para uma rodada que vai financiar mais aquisições.  

Para liderar a nova área, a empresa acaba de trazer como sócio Donato Ramos, que passou mais de nove anos na operação de private equity da Squadra Investimentos, onde trabalhou na Imaginarium de 2019 até a venda para a Lojas Americanas este ano.

Além do capital, a Adventures vai ajudar os empreendedores digitais na construção de marca, uso de tecnologia e no acesso a sua vasta rede de influenciadores.

“Nosso sonho grande é ser uma LVMH de marcas digitais,” Donato disse ao Brazil Journal, referindo-se à holding francesa de luxo dona de marcas como Louis Vuitton e Moet Chandon. 

A primeira aquisição já saiu do forno — mas não é champagne nem perfume. A Adventures comprou uma participação na BaiBurger, uma hamburgueria que opera a partir de dark kitchens e vende apenas no ecommerce.

O ‘Bai’ do nome é de ‘Baiano’. 

A marca foi criada em sociedade com Gustavo Gomes, o “Baiano”, um dos principais influenciadores do universo de games do Brasil. Um ex-jogador profissional de League of Legends, Baiano tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e reúne milhões de fãs em suas lives no Twitch. 

O BaiBurger é inspirado no modelo de negócios do MrBeast Burger, a hamburgueria digital que viralizou nos EUA. 

Lançada há menos de oito meses, a ‘Besta’ virou uma febre entre os millennials americanos e já prepara seus burgers em parceria com mais de 900 restaurantes espalhados pelo país. Em troca de uma participação nas vendas, a MrBeast fornece sua logomarca, suas receitas de burgers e material publicitário para qualquer restaurante disposto a fazer parte de sua rede.

Tudo baseado no apelo de Jimmy Donaldson — o youtuber MrBeast — que aos 22 anos virou celebridade com vídeos virais que alguns chamariam de ‘tosqueira’. (Num deles, ele passa horas lendo todas as palavras do dicionário Oxford; em outro, come o que ele chama de o maior pedaço de pizza do mundo.) 

11616 3611cd23 5263 a6f9 ece7 b9900054067aA Adventures não é a única tentando criar um ecossistema de marcas DNVB no Brasil. 

A Merama, uma startup apoiada por fundos como Valor Capital e Maya Capital, levantou US$ 160 milhões este ano para uma estratégia semelhante: comprar marcas que vendem apenas no marketplace e injetar capital para elas ganharem escala. 

A Adventures tem algumas vantagens: um histórico em publicidade e construção de marcas e um negócio de gestão de carreira de celebridades que pode trazer benefícios óbvios para as marcas adquiridas.

Raphael Avellar, o cofundador da Adventures, disse que a nova plataforma vai gerar economias de escala para as marcas digitais no investimento em tecnologia, liberando o empreendedor para focar em desenvolvimento de produto.  

“A construção de marcas de bens de consumo é uma jornada longa, e isso às vezes afasta investidores.  Por isso que a nossa visão é de capital permanente,” disse Donato. “Não temos a necessidade de vender as marcas rápido… queremos ser a maior plataforma de marcas digitais em 20, 30 anos.”