A Inditex — dona da Zara — disse que vai fechar entre 1.000 e 1.200 lojas pequenas até o final do ano que vem e abrir outras 450 grandes, acreditando que no futuro as vendas devem se concentrar nesse perfil de loja e no online.

Em termos líquidos, o portfólio total da companhia vai encolher de 7.412 lojas para entre 6.700 e 6.900.

A Inditex é dona das marcas Zara, Zara Home, Pull & Bear, Bershka, Massimo Dutti e Stradivarius.

Nos últimos anos, a Inditex já estava fechando lojas menores e focando em abrir apenas flagships. Agora, a companhia disse que vai acelerar esse movimento, acreditando que as vendas vão fluir para lojas maiores e para o online.

Os cortes são parte da estratégia para 2020-2022 que a companhia anunciou hoje, junto com seu resultado do primeiro trimestre.

Os três focos do plano serão: digitalização, integração entre as lojas físicas e o online, e sustentabilidade.

“Uma rede de lojas de melhor qualidade e mais bem localizadas, juntamente com o online, deve gerar um crescimento anual de vendas nas mesmas lojas de 4% a 6% no longo prazo. O crescimento do espaço de vendas bruto deverá ser de 2,5% ao ano,” disse a companhia.

A Inditex pretende fazer mais de 25% de seu faturamento na web até 2022, investindo cerca de € 1 bilhão no período. Em 2019, só 14% da receita veio do online.
No primeiro trimestre, que na Inditex vai de 1 de fevereiro a 30 de abril, o faturamento caiu 44% — com cerca de 6.000 lojas fechadas — apesar das vendas no ecommerce terem crescido 50%. A companhia teve seu primeiro prejuízo trimestral desde o IPO 20 anos atrás.

Mais de 75% do total de suas lojas já foram reabertas, e nos mercados que reabriram totalmente, as vendas estavam em queda de 16% nos primeiros dias de junho. Em mercados como China, Japão e Coréia, as vendas nos últimos dez dias já voltaram a níveis do ano passado.