TW-LOGOAs ações da Time Warner abriram em alta de 15% na Bolsa de Nova Iorque, com a notícia de que Rupert Murdoch ofereceu 80 bilhões de dólares pela gigante de mídia.

A oferta de Murdoch foi recusada pelo conselho de administração da Time Warner, segundo o The New York Times, que publicou a notícia da oferta esta manhã.

Mesmo assim, as ações da Time Warner estão em alta por dois motivos. Primeiro, porque, segundo o NYT, Murdoch não deve desistir de comprar a concorrente; segundo, porque a notícia pode instigar outras empresas a também fazer uma oferta.

No fechamento de ontem, o valor de mercado da Time Warner era de 62,6 bilhões de dolares. A alta, neste momento, “ajusta” o valor da empresa, colocando-o em linha com o preço oferecido pelo potencial comprador.20thcentury_fox

Murdoch — dono da News Corp., que publica jornais na Austrália, Europa e Estados Unidos, incluindo o The Wall Street Journal — fez a oferta por meio da 21st Century Fox, sua empresa de mídia que controla vários canais a cabo como a FOX News e os estúdios Twentieth Century Fox.

Já a Time Warner é dona da HBO, do Turner Broadcasting System (a empresa que controla a CNN) e da Warner Bros.

Uma combinação entre as duas empresas criaria um gigante de conteúdo com um faturamento anual de 65 bilhões de dólares.

No caso de uma fusão acontecer, Murdoch disse que venderia a CNN, que concorre com seu canal FOX News, algo que os órgãos antitruste dos EUA provavelmente exigiriam.

Este sim, é o verdadeiro Game of Thrones.