A história de Ivan Sant’Anna se confunde com a do mercado de capitais no Brasil. E ela começou por acaso. 

Nascido numa família de leitores e escritores prolíficos, Sant’Anna queria ser piloto. Mas aos 18 anos, entrou para o mercado de câmbio em uma corretora do Rio de Janeiro. 

Ali, percebeu uma oportunidade: comprar dólares antecipadamente dos exportadores e vender para os importadores — uma arbitragem que já carregava os traços do que viria a ser o mercado de derivativos.

Em seguida, na Bolsa do Rio, foi um dos primeiros operadores de open market. “Eu me destacava no pregão não por ser mais inteligente que os outros, mas porque gritava mais alto,” conta.

“A alavancagem era a maneira de ganhar muito dinheiro e eu fui também pioneiro nisso.” Seus ganhos se multiplicaram. “Ganhava cinco, dez salários mínimos por dia e, dentro das minhas características, das quais eu me arrependo profundamente, torrava tudo.”

Neste episódio, ele conta como encontrava essas oportunidades, fala dos tombos que tomou, da fundação do Banco Fator e da decisão de se tornar escritor, aos 54 anos. 

Sant’Anna é autor de 19 livros sobre finanças e também sobre aviação — entre eles, Caixa Preta, 1929 e Os Mercadores da Noite. De 2002 a 2007, foi roteirista da Globo, das séries Carga Pesada e Linha Direta. “Acho que a maior coragem que tive foi mudar tudo — várias vezes.”

Disponível também no Spotify.