O Iguatemi acaba de anunciar a saída da CEO Cristina Betts e a promoção do vp comercial Ciro Neto para o comando da companhia, numa sucessão interna que foi “planejada e conversada ao longo dos últimos meses,” disse Pedro Jereissati, conselheiro da empresa e membro da família controladora.
Cristina estava há 17 anos na empresa, os últimos quatro como CEO. Antes, havia sido a CFO de 2008 a até 2021.
Ciro também é prata da casa. Ele entrou no Iguatemi em 2010 e ficou na companhia até 2020, atuando em diversos cargos de gestão — de gerente de shopping a diretor regional.
Entre 2020 e 2023, trabalhou na C&A como diretor de expansão e desenvolvimento, até voltar para o Iguatemi como vp comercial.
“É um executivo com dois pilares muito relevantes. Ele entende muito dos fundamentos dos shoppings, pela experiência que teve em operações, e entende o direcionamento estratégico e o posicionamento dos nossos empreendimentos e dos lojistas, tanto locais quanto globais, pelo trabalho comercial dos últimos anos,” Jereissati disse ao Brazil Journal.
Segundo Jereissati, o mandato de Ciro será “dar continuidade ao que tem sido feito nos últimos anos,” incluindo disciplina de execução, compromisso com o resultado e com a experiência do cliente.
Cristina disse que está num momento em que faz sentido pensar em outros desafios, mas ainda não decidiu o que fará em seguida. “Meu próximo passo será descansar um pouco. Comecei a trabalhar com 19 anos e nunca parei,” disse ela.
Ela disse que o processo de sucessão foi muito tranquilo e conversado. “O Ciro é uma pessoa que conhece muito bem a companhia e tem muito potencial pela frente. Ele e o time vão conseguir entregar ótimos resultados.”
A mudança no comando vem depois de um ano em que o Iguatemi fez dois M&As relevantes: a compra de uma participação no RioSul, que marcou a entrada da companhia no Rio de Janeiro, e a aquisição de parte da fatia que a Brookfield tinha no Pátio Higienópolis e Pátio Iguatemi.
Segundo Jereissati, depois desse passo estratégico, “que foi muito importante para fortalecer o portfólio,” a próxima etapa é olhar para dentro de casa. “Não devemos fazer novos movimentos.”
A mudança também vem depois do Iguatemi reportar um resultado positivo no quarto tri, com o EBITDA subindo 11,4% e o lucro 21,9%.
O Iguatemi ainda não definiu quem será o novo vp comercial, mas Jereissati disse que já está definido que será uma promoção interna.
“Na mudança do CEO, a gente sempre teve convicção que seria um movimento interno. Nem chegamos a cogitar pessoas de fora. Com o vp comercial será a mesma coisa.”