Harvard acaba de anunciar que vai reconhecer mais sete pessoas com diplomas honorários por suas realizações profissionais em campos como a ciência, direito, artes e educação. 

10273 7b4c8225 6d36 0039 0005 1462fd2bcaf5Entre os homenageados está o brasileiro Sebastião Salgado, cujos retratos da condição humana colocam sua fotografia na fronteira da arte com o jornalismo. 

Sebastião passa a fazer parte de uma lista que inclui nomes como os ex-presidentes dos EUA George Washington e Franklin Roosevelt, Thomas Jefferson, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. 

A concessão de diplomas honorários é uma tradição antiga de Harvard, inspirada nas universidades da Europa. Em Harvard, o primeiro a receber um diploma do tipo foi Benjamin Franklin, em 1753.

Além de Salgado, a lista deste ano inclui a Nobel de Química Francis Hamilton Arnold, que fundou a startup de biotecnologia Provivi, sobre a qual escrevemos aqui; e Salman Khan, o fundador da Khan Academy. 

Para saber mais sobre Sebastião Salgado, o documentário O Sal da Terra, de 2014, é imperdível (é um clichê, mas é verdade).