O Grupo Pão de Açúcar nomeou Marcelo Pimentel como seu novo CEO, trazendo um executivo hands on e com ampla experiência no varejo alimentar e de vestuário para substituir Jorge Faiçal Filho, um veterano que estava no grupo há 15 anos.

Pimentel era até agora o CEO das Lojas Marisa, onde estava há cinco anos (três como CEO) liderando o turnaround da empresa. Antes, trabalhou no Walmart – incluindo quase 10 anos na Asda, a rede de supermercados que era controlada pelo Walmart no Reino Unido – e no Grupo DPSP, dono das drogarias Pacheco e São Paulo.

10992 f465a18d 471d c48e cd64 64c705b654bbA troca no comando de um dos maiores varejistas do País tem a ver com a mudança no portfólio do GPA, que se distanciou do modelo de hipermercados e agora está focando em bandeiras premium e de maior rentabilidade, como o Minuto Pão, o Pão de Açúcar e o ecommerce.

“Nosso portfólio mudou e isso exige um novo tipo de líder,” Ronaldo Iabrudi, o co-vice presidente do conselho do GPA, disse ao Brazil Journal.

Segundo Ronaldo, Faiçal vai ajudar na transição com Pimentel, que cumprirá uma agenda ‘part time’ até assumir definitivamente em 4 de abril.

“O Marcelo é um cara de operação e de comercial na veia,” disse Iabrudi. “Depois que eu falei com ele, ali perto do Natal, ele já visitou mais de 15 lojas nossas. É um cara de falar com o cliente, de ver produto, que é o que estamos buscando.”

Faiçal, que passou pelo Carrefour antes de se tornar CEO do GPA, fez sua carreira dentro do que era o pior negócio do grupo: os hipermercados, onde sempre prevaleceu a lógica do high/low, em que as empresas usam os descontos como a maior ferramentas de vendas.

Para conduzir a troca no comando, o GPA contratou a Korn Ferry. Quando o nome de Pimentel surgiu, o caminho já estava pavimentado. Iabrudi, que sempre teve uma relação próxima ao chairman da Marisa, Héctor Núñez, já conhecia o trabalho do CEO.

Em 15 de outubro, o GPA anunciou a venda de 71 hipermercados com a bandeira Extra Hiper ao Assaí, que as converterá em atacarejo. As lojas restantes – cerca de 30 – serão convertidas para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra.