Elon Musk — que aos 45 anos já fundou o PayPal, quer popularizar o carro elétrico com a Tesla, ambiciona levar o homem a Marte e propõe construir um túnel de ar pressurizado que transporte pessoas de um lugar para o outro — está lendo um livro sobre aventura.

Na semana passada, ele disse a um repórter da Bloomberg que está lendo “Twelve Against the Gods: The Story of Adventure” (algo como “Os Doze contra os Deuses”).

De acordo com o repórter, o livro — publicado em 1929 e fora do prelo há anos — é “um obscuro tratado escrito por William Bolitho, jornalista sul-africano e amigo de Ernest Hemingway, [que] escreveu sobre 12 aventureiros famosos que lutaram contra as convenções de seu tempo, para melhor ou para pior.”

Clássico Musk.

Os ‘doze’ do título incluem: Alexandre o Grande, Casanova, Cristóvão Colombo, o profeta Maomé, Cagliostro (o ‘Príncipe dos Charlatões’), Catilina, Napoleão I, Isadora Duncan (a pioneira da dança moderna) e Woodrow Wilson, presidente dos EUA. 

A menção do livro fez o preço disparar na Amazon.  Na terça-feira à noite, o repórter da Bloomberg comprou um exemplar por US$6,35 (e havia uns doze à venda).  Na manhã seguinte, o preço havia explodido — US$99,99 — e o estoque esgotou.

Citando Bolitho, o Telegraph disse que sua intenção ao escrever o livro era “elucidar um pouco a história, mas acima de tudo ilustrá-la, para honrar sem hipocrisia os feitos de homens e mulheres cujo destino era maior, se não mais profundo do que o nosso. E acima de tudo chacoalhar a percepção do aventureiro em nós, e de nós no aventureiro.”

O jornal também recuperou as palavras que o escritor Noel Coward disse quando Bolitho, seu amigo, morreu aos 36 anos sobre uma mesa de operação.  

“Ele morreu jovem o suficiente para ser chamado de ‘brilhante’, e não velho o suficiente para ser chamado de ‘grande’, o que é triste.”

Com tudo o que está em jogo na tentativa de Musk de revolucionar o mundo, tomara que ele morra bem velhinho.

Conheça aqui nove livros que inspiraram Elon Musk, segundo o próprio, numa lista compilada pelo Business Insider.

E para ler sobre o próprio Musk, a Intrínseca publicou sua biografia.