O CEO da Apple disse publicamente, pela primeira vez, que é gay.

Num artigo escrito especialmente para a revista Bloomberg BusinessWeek e publicado hoje, Tim Cook escreveu: “Ainda que eu nunca tenha negado minha sexualidade, eu nunca a havia reconhecido publicamente, até agora. Então permitam-se ser claro: tenho orgulho em ser gay, e considero ser gay um dos maiores presentes que Deus me deu.”

“Ser gay me deu um entendimento mais profundo do que significa estar na minoria e me deu uma perspectiva sobre os desafios enfrentados todos os dias por membros de outras minorias. Isso fez de mim uma pessoa com mais empatia, o que me levou a uma vida mais rica. Às vezes isso foi difícil e desconfortável, mas me deu a confiança para ser eu mesmo, para seguir o meu caminho, e para ficar acima da adversidade e do ódio. Também me deu uma pele ‘de rinoceronte’, o que é muito útil quando se é o CEO da Apple.”

O CEO da empresa mais bem sucedida do mundo disse ainda que tem sido transparente sobre orientação sexual há anos. “Muitos de meus colegas na Apple sabem que sou gay, e isso não parece fazer a menor diferença na form acomo eles me tratam. É claro que tenho a sorte de trabalhar numa companhia que ama criatividade e inovaçào e sabe que elas só podem florescer quando você acolhe as diferenças. Nem todo mundo tem essa sorte.”

O herdeiro corporativo de Steve Jobs disse que sempre foi uma pessoa reservada, mas que tomou a decisão de escrever o artigo para ajudar pessoas que estejam ‘dentro do armário’ a ter coragem e dignidade.

“Acredito profundamente nas palavras do Dr. Martin Luther King, que disse: ‘A questão mais urgente e persistente da vida é, ‘O que você está fazendo pelos outros?’”