Milton Maluhy Filho será o novo CEO do Itaú Unibanco a partir de fevereiro, em substituição a Candido Bracher uma das sucessões mais aguardadas do mundo corporativo brasileiro em meio aos desafios cada vez maiores enfrentados pelos bancões.

11272 30972f73 7b13 8ee5 f2fa a21b8a1c29b9O Itaú escolheu um executivo energético e jovem, o que permitirá ao novo CEO uma gestão longa antes de atingir a idade-limite de aposentadoria de 62 anos. Candido, que completa 62 em dezembro, voltará ao conselho do banco.

Conhecido por uma franqueza brutal, Milton tem 44 anos e está no Itaú desde 2002. 

“Ele vai ser capaz de entregar os cortes de custo que o banco precisa,” diz um gestor que o conhece. “O cara é um tourinho.”

Ao longo da carreira, Miltinho, como é conhecido internamente, foi gerente de câmbio, officer, diretor executivo de produtos, mesas e operações de atacado e diretor executivo da Rede e de cartões.

Sua nomeação como CEO da Corpbanca (o banco do Itaú no Chile) em 2016 foi vista à época como uma demoção por certos setores do banco, mas Milton voltou ao Brasil e permaneceu na linha sucessória, tornando-se vice-presidente de risco e finanças.

“Esta experiência diversificada e profunda, cobrindo vários setores de atuação do banco em diferentes níveis de responsabilidade, tornam o Milton especialmente qualificado para assumir as funções de CEO num momento tão crucial de nossa história,” Roberto Setúbal e Pedro Moreira Salles escreveram num comunicado interno.

“As prioridades agora estarão voltadas para a digitalização de nossas operações e a busca incansável do crescimento em um contexto competitivo particularmente dinâmico, que exigirá de todos a dose certa de ousadia, inovação e experimentalismo, somados a uma atenção absoluta à execução.”