A Pepsico acaba de promover o brasileiro Enderson Guimarães para a posição de vice-presidente executivo de operações e categorias globais. pepsico-brands

Ele substitui Zein Abdalla, que anunciou sua aposentadoria recentemente , e vai se reportar diretamente à Chairman e CEO da Pepsico, Indra Nooyi.

Até ontem, Guimarães era o CEO da Pepsico na Europa.

Ainda que Guimarães esteja assumindo as responsabilidades de Abdalla, a Pepsico não lhe deu o título de “President”, que Abdalla detinha. Na interpretação de alguns analistas, isso pode significar que ele não é um candidato óbvio à sucessão de Nooyi.

Mas o executivo está subindo rápido na Pepsico. Ele foi contratado pela companhia em outubro de 2011 como presidente de operações globais e promovido, em 2012, para a liderança da empresa na Europa.

Antes da Pepsico, Guimarães trabalhou na Electrolux, onde foi CEO para o negócio de eletrodomésticos da empresa na Europa, África e Oriente Médio. Ele também trabalhou dez anos na Philips e em outras empresas como a HP, a Procter & Gamble e a Johnson & Johnson.

Guimarães é, também, mais um ex-aluno do ITA a subir no mundo corporativo: ele se graduou em engenharia mecânica e aeronáutica em São José dos Campos, e depois fez um MBA na McGill University, no Canadá.