Nas rodadas de investimento em startups, é comum que múltiplos fundos participem, com um deles liderando a captação. 

Isso acontece por dois motivos: ao co-investir, os fundos conseguem diluir seu risco apostando em mais de uma empresa, e a confiança sobre o potencial da startup aumenta  — já que ela passou pela diligência de diversos investidores institucionais. 

É por isso que na CapTable, a maior plataforma de investimento em startups do Brasil, há uma busca constante em oferecer rodadas validadas junto a investidores-âncora, que além de trazerem capital reforçam o processo seletivo da plataforma.

Vantagens

Com as análises de mais players qualificados sobre o potencial de uma startup, há uma redução do risco inerente ao investimento. Além disso, quando um fundo participa de uma rodada de investimento coletivo, isso permite à startup acessar o histórico de experiências que aquele fundo possui, bem como seu networking — o que, quando aliado à comunidade de investidores de uma plataforma como a CapTable, impulsiona ainda mais o crescimento da investida. 

Gourmetzinho

A Gourmetzinho está buscando sócios na CapTable, em uma rodada com coinvestimento da Outcast Ventures, um fundo focado em foodtechs — startups do segmento de alimentação. A Outcast e seus sócios possuem histórico na captação de diversas rodadas seed e Series A, bem como exits para investidores estratégicos. José Rodolpho Bernardoni, fundador da Outcast, explica que “o sonho é construir o melhor portfólio em startups foodtech do mundo.”

A Gourmetzinho é uma foodtech que oferece pratos prontos, ultracongelados, para bebês e crianças. O objetivo é oferecer refeições práticas e saudáveis para o mercado de refeições infantis no Brasil. Pedro Padis, CEO da startup, ressalta que há “a oportunidade de explorar outras opções de expansão, como novos produtos e diferentes tipos de parceria”. Isso é decorrente de uma importante alteração na rotina das famílias nos últimos anos: a necessidade de conciliar alimentação saudável com a rotina atribulada dos pais.

Com o uso da tecnologia em toda a cadeia, da produção ao descarte das embalagens, a Gourmetzinho se preparou para escalar sua operação. Hoje, a startup atende São Paulo e Rio de Janeiro, com planos de expandir a operação para todo o Brasil através de dark kitchens e micro distribuidores.

Se você quiser entender mais sobre a Gourmetzinho, inscreva-se no Webinar e confira a página completa.

Juros Baixos

Outra startup com rodada de captação aberta na Captable é a Juros Baixos, que já garantiu o investimento-âncora do Componendo Capital, um fundo de investimento holandês, e da Prana Capital. 

O objetivo da Juros Baixos é simplificar e centralizar as opções de crédito dentro da sua plataforma. Através do crescimento do marketplace de crédito — que já originou mais de R$ 80 milhões em operações de crédito — a fintech pretende diversificar ainda mais a oferta de serviços, aumentando as margens de lucro. 

Com isso, a startup pretende evoluir para uma plataforma de bem-estar financeiro, oferecendo, além do marketplace de crédito, um serviço de assinatura que possibilita ter um educador financeiro auxiliando na tomada de decisões. O serviço atraiu a atenção de empresas como EBANX e MetLife, que estão testando o serviço e oferecendo a assinatura aos colaboradores. 

Johan Dourleijn, fundador da Componendo, diz que “a abordagem de longo prazo do fundo se encaixa com a visão da Juros Baixos de melhorar o bem-estar financeiro das pessoas ao trazer mais transparência ao setor bancário e ajudar na transição do mercado do offline para o online.” 

“É comum que as pessoas superestimem o curto prazo e subestimem o longo. Levará tempo para fazer essas transições, mas nós teremos um assento na primeira fileira.”

Se você quiser entender mais sobre a Juros Baixos, inscreva-se no Webinar e confira a página completa.

Para participar da nova economia, a CapTable, a maior plataforma de investimentos em startups do Brasil, facilita o acesso aos negócios mais promissores, em um momento anterior às rodadas gigantescas, portanto proporcionando maiores múltiplos de valorização do investimento. Faça parte desse movimento e acesse as oportunidades de investir em conjunto com quem é protagonista desta revolução.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir