A Americanas acaba de anunciar André Covre, o ex-CFO da Ultrapar e ex-CEO da Extrafarma, como seu novo diretor financeiro e de relações com investidores, na primeira grande mudança na diretoria desde que Sérgio Rial foi anunciado como CEO da varejista em agosto.

Covre vai assumir o cargo em 1 de janeiro, a mesma data em que Rial assume oficialmente o comando. 

A Americanas disse que Covre traz não só “a técnica e rigor necessários para a função financeira”, mas experiência no varejo e em governança corporativa. 

A empresa disse ainda que a contratação reforça sua determinação em manter um diálogo de “alto padrão” com o mercado e fortalecer “substancialmente” a gestão financeira e estratégica da companhia, aliando crescimento e rentabilidade.

Covre trabalhou por 12 anos como CFO da Ultrapar, a holding dona dos postos Ipiranga, onde foi um dos arquitetos da entrada do grupo no negócio de farmácias. Mais tarde, assumiu como CEO da Extrafarma, onde ficou por três anos. Antes, teve passagens pela Unisys, nos Estados Unidos, e pelo ABN Amro, na Europa.  

Na Americanas, Covre vai se deparar com uma empresa desacreditada pelo mercado. 

A rede de 1.700 lojas viu sua ação derreter mais de 70% desde o início do ano em meio à queda generalizada do mercado e uma preocupação específica dos investidores com os números da companhia, que tem acelerado sua queima de caixa nos últimos trimestres. 

A entrada de um novo CFO com ampla experiência e bom trânsito com o mercado deve ajudar a endereçar essas preocupações.

Apesar de ainda não ter assumido o cargo oficialmente, Rial já tem dado sinalizações no LinkedIn de como pretende tocar a empresa.

Numa resposta a um seguidor que disse não entender porque a ação da Americanas negocia abaixo do valor patrimonial e porque tantos investidores estão ‘shorteando’ o papel, Rial disse que “a melhor resposta a eles é desempenho e resultado.” 

“O mercado não é capaz de precificar transformações. Modelos de sellside não capturam o intangível de uma cultura. No final o que vale é a entrega e não só a audácia, e portanto tenho muito trabalho a frente,” escreveu Rial. 

Em outro post, Rial disse que “estão nos subestimando e entendo o porquê, portanto, preparando as turbinas para a entrega de resultado consistente e a maior onda de mobilização e transformação que o mercado já viu.”