NOVA YORK — O Slack, a ferramenta de comunicação interna corporativa comprada pela Salesforce, anunciou que a paulistana Lidiane Souza Jones será a nova CEO da empresa, substituindo o fundador, Stewart Butterfield.

Formada em ciência da computação pela Universidade de Michigan, Lidiane vive em Boston, é casada e mãe de duas crianças, e especializou-se na área de product management. Antes, trabalhou por mais de 12 anos na Microsoft e quatro na Sonos.

Brasileira SlackA brasileira da Zona Leste de São Paulo ingressou na Salesforce em 2019, e hoje ocupa a posição de vice president and general manager na área de cloud. Ela assumirá a nova posição no início de janeiro.

Há pouco mais de um ano, Lidiane faz parte do board da Compass Working Capital, uma organização em Boston que dá assistência e treinamento financeiro a famílias de baixa renda, uma realidade com a qual ela se identifica.

Em entrevista ao site da Compass, ela conta que sua mãe foi peça fundamental em sua educação. “Muitas das histórias das famílias assistidas pela organização me lembram a da minha mãe. Ela me ajudou a enfrentar muitos obstáculos e trabalhou demais para me dar uma boa educação,” disse ela.

“Por ter sido muito pobre, sei que ninguém que se encontra nesta situação quer que os outros sintam pena, ou que os veja como menos capazes. Quero que meus filhos tenham empatia e entendam que muita gente vive nesta realidade. E que mesmo trabalhando duro, é muito difícil sair desta situação.”

O Slack, que tem mais de 130 mil clientes corporativos globais, foi comprado pela Salesforce em julho de 2021 por quase US$ 28 bilhões, na maior transação já feita na indústria de software.

A empresa foi fundada em 2009 por Butterfield, que anos antes também criou o site de compartilhamento de fotos Flickr, hoje parte do Yahoo.

A saída de Butterfield vem depois de outros três executivos deixarem a Salesforce, incluindo o CEO Bret Taylor, que abandonou o cargo há uma semana.

Em nota aos funcionários, Butterfield anunciou: “Slack will have a new CEO: Lidiane Jones. This is good: Lidiane is amazing.”

“Vocês vão amá-la. Ela é pragmática e prática, perspicaz, apaixonada, criativa, gentil e curiosa. Ela está precisamente naquele pequeno coração em forma de diamante no diagrama de Venn de quatro círculos: Inteligente, Humilde, Trabalhadora e Colaborativa. Antes da Salesforce, ela passou quatro anos liderando produtos na Sonos, onde se apaixonou pelo Slack. Ela tem um profundo respeito pela nossa abordagem ao produto, nossa obsessão pelo cliente e nossa cultura singular. Ela é uma de nós.”

No LinkedIn, Lidiane agradeceu ao fundador pela confiança, sublinhado que o Slack não existiria sem ele. “Ele construiu uma empresa incrível que redefiniu a colaboração moderna com um time baseado em humildade e inovação”.