X

Voltar

Bateu no piso? Para onde vão os preços do minério de ferro, cobre e lítio

22 de ago, 2024

Por diferentes motivos, os preços do minério de ferro, do cobre e do lítio caíram nos últimos meses. Mas já chegaram ao bottom? Esse foi o tema de um dos paineis do evento Fronteiras da Mineração, promovido pelo Brazil Journal.

O Bradesco BBI vê um downside risk limitado para o minério de ferro, apesar da desaceleração da economia chinesa. “Devemos experimentar uma melhora da demanda sazonal da China no quarto trimestre,” diz Rafael Barcellos, analista de mineração do banco. 

Pedro Oliva, o diretor financeiro e de RI da CSN Mineração, acredita que o atual nível de preço deve criar uma seleção natural no minério de ferro. “Os players que não tiverem competitividade abaixo de US$ 90 tendem a sair do mercado.” 

Eduardo De Come, CEO da Ero Copper Brasil, vê o mesmo movimento de consolidação no mercado de cobre – o preço desse minério chegou a bater recorde em maio, mas teve uma correção nos últimos meses. Para o executivo, essa correção é pontual e não afeta o cenário positivo que se desenha para o mineral.

Enquanto isso, o lítio vem se recuperando de um crash causado pelo excesso de oferta, diz Ana Cabral-Gardner, CEO da Sigma Lithium. “Estamos tentando entender qual é novo preço de equilíbrio.”

O evento Fronteiras da Mineração aconteceu no último dia 20, em São Paulo, e reuniu alguns dos principais executivos e especialistas do mercado de mineração. Os vídeos dos demais painéis podem ser vistos clicando aqui e aqui

Siga o Brazil Journal no Instagram
Seguir