Yduqs e Ser foram as maiores altas da Bolsa hoje, depois que a Ser reportou uma captação de alunos melhor que o esperado. 

Como a Yduqs tem uma boa parte do seu negócio no Nordeste, o papel foi contaminado pelo otimismo em relação a Ser. 

A Yduqs e a Ser subiram 10% e 8,6%, respectivamente. O otimismo reverberou no setor de educação como um todo: Cogna subiu 4%; Anima, 6%.  

A Ser anunciou hoje que matriculou 53 mil novos alunos no terceiro trimestre, uma alta de 30% na comparação anual, dos quais 24 mil na graduação presencial. A base de alunos total da empresa chegou a 240 mil alunos. No ensino digital, a empresa dobrou sua base em relação ao ano passado, atingindo 103,5 mil alunos. 

Todos os números foram recordes trimestrais para a empresa.

Obviamente, parte da alta tem a ver com a base de comparação extremamente deprimida do ano passado: o Nordeste foi uma das regiões onde as empresas de educação mais sofreram, com perdas relevantes de alunos no auge da covid. 

Em outras palavras: as empresas expostas ao Sudeste provavelmente não devem ter números tão fortes de captação no terceiro tri.

A disparada de hoje vem num momento em que as ações do setor ainda estão extremamente deprimidas. A Yduqs, por exemplo, chegou a negociar a R$ 57 antes da pandemia. Depois da alta de hoje, o papel ainda está em R$ 26.