A XP lançou um cartão de crédito, parte de sua estratégia de oferecer mais serviços financeiros na sua plataforma, roubando uma fatia cada vez maior dos bancões. 

“Queremos cortar o cordão umbilical do nosso cliente com os bancos, porque vamos oferecer tudo,” disse Bruno Constantino, o CFO da XP. 

Inicialmente o cartão — que está sendo lançado com a bandeira Visa Infinite — vai ser testado por cerca de mil funcionários e agentes autônomos da XP. No quarto trimestre, o produto será aberto a toda a base de investidores, quando a XP lançará também uma conta digital e serviços de pagamento. 

Além de não cobrar anuidade e cobrar taxas que, segundo a XP, são “mais baixas que as de todos os bancos”, Constantino disse que o cartão inova por oferecer o ‘investback’ — uma adaptação do bom e velho ‘cashback’.

Ao invés de devolver parte do dinheiro gasto na conta corrente dos clientes, a XP vai depositar os recursos num fundo exclusivo com liquidez diária e que investe em títulos públicos. (O percentual do ‘investback’ ainda não foi definido).

Este é o segundo produto do novo Banco XP, que começou a operar no início do ano. Em fevereiro, o banco criou o ‘Resgate Express’, uma linha de crédito que permite ao cliente antecipar parte do resgate de fundos.

***

Num update aos investidores, a XP disse hoje que atingiu 2,3 milhões de clientes no final de junho, um ganho de 1 milhão de clientes em relação a junho do ano passado. 

Pela primeira vez desde seu IPO, a companhia também publicou um breakdown da forma como os clientes estão chegando à plataforma.

No segundo trimestre, 76% das novas contas foram abertas diretamente na plataforma (sem a intermediação dos agentes autônomos). Este número se compara a 70% no mesmo período do ano passado. 

A divulgação dos números vem depois que três escritórios de agentes autônomos trocaram a XP pelo BTG na semana passada, levando o mercado a debater se o movimento é pontual ou pode crescer. 

Ainda que a plataforma seja o maior canal em termos do número de novas contas, um executivo da XP disse que os agentes autônomos trazem tíquetes muito maiores.

A ação subiu 4,7% hoje em Nova York.