A XP acaba de comprar 49,9% da Direto — uma startup criada pela Direcional Engenharia e que atua no financiamento de imóveis e com o chamado home equity.

O movimento marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário num momento em que a corretora vem ampliando a oferta de produtos para se tornar um banco completo.

O valor da transação não foi revelado.

A Direto vai continuar com uma operação independente das duas empresas, mas elas vão ajudar a potencializar o negócio.

A XP disse que vai disponibilizar sua “estrutura de distribuição, plataforma tecnológica e suas soluções de funding.”

Já a Direcional vai “atuar na originação de negócios e na formação de um time com ampla experiência imobiliária e em análise de crédito.”

Além do financiamento imobiliário e do home equity — uma modalidade na qual o cliente usa seu imóvel como garantia para pegar um empréstimo mais barato — a Direto vai operar junto às construtoras e incorporadoras, comprando as carteiras de recebíveis dessas empresas para ajudá-las com capital de giro.

Na parte de financiamento imobiliário, a Direto vai funcionar como um marketplace. Ela vai oferecer produtos de crédito de diferentes instituições financeiras que queiram se plugar na plataforma. No home equity, o funding será dado prioritariamente pela XP, mas a Direto terá autonomia para escolher um outro parceiro caso o custo esteja mais barato.

Nessa vertical, a XP vai competir com diversos players, incluindo a Creditas — uma das primeiras startups a apostar no home equity no Brasil — a Cashme, da Cyrela, a Credihome, da Loft, a Keycash, do Modal, e o Inter.