A Webmotors, que pertence ao Banco Santander Brasil, comprou 51% da LOOP, uma subsidiária da Estapar que promove leilão de veículos usados, principalmente para frotistas.

A operação une a Webmotors — o maior site brasileiro de compra e venda de automóveis, com 25 milhões de acessos/mês — a uma empresa que se beneficia da presença física e capilaridade da Estapar, que opera mais de 400 mil vagas em cerca de 1.000 estacionamentos.

A Webmotors está fazendo um aumento de capital na LOOP, diluindo a Estapar, que continuará com 49% do capital. A operação será submetida ao CADE e ao Banco Central.

A LOOP organiza leilões para venda rápida. Os vendedores normalmente são empresas que operam com frotas ou bancos que retomaram veículos. Como o custo do capital empatado é alto, eles aceitam vender o carro com desconto em relação ao preço de mercado, contanto que a venda seja agilizada. Já os compradores costumam ser revendedoras que querem recompor o estoque e repassarão o carro com lucro. 

Para isso, a LOOP faz o chamado ‘remarketing’: antes de iniciar o leilão, ela recebe o carro no pátio, faz vistoria, checagem de documentos e higienização, deixando tudo pronto para o comprador. Mais de 60% das vendas é feita online, mas há eventos presenciais, nos pátios em Mogi das Cruzes (SP) e em Uberlândia (MG). 

Para a Webmotors, trata-se da entrada em um nicho. A companhia vende carros tanto de pessoas físicas quanto de concessionárias cadastradas, mas ainda não operava no mercado de leilão. (O Santander, que controla a empresa, atua como financiador preferencial nas vendas do site.)

Para a Estapar, a transação é mais uma forma de monetizar seus estacionamentos, que servem como pátio para receber e concluir a venda desses veículos. 

A Estapar entrou como sócia minoritária da LOOP em 2014, quando a companhia chegou ao Brasil pelas mãos da BCA, uma companhia inglesa que fatura mais de US$ 2 bilhões. A WTorre também era minoritária. Em março do ano passado, a Estapar assumiu o controle, comprando a parte da WTorre e metade das ações da BCA.