A Votorantim está comprando uma participação de 60% na torre corporativa do Alto das Nações, o complexo multiuso desenvolvido pela WTorre ao redor do Carrefour da Marginal Pinheiros, numa transação que marca a entrada da holding dos Ermirio de Moraes no segmento de properties, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

O cheque deve ser da ordem de R$ 1 bilhão. 

Ainda segundo essas fontes, o grupo pretende nomear Sergio Malacrida, hoje CFO da holding, como CEO da Altre, a recém-criada plataforma de negócios imobiliários do grupo.

11667 f0a10f32 620b ce7b 1dd9 8c102bf4fd8cA aquisição — que deve ser assinada nos próximos dias — coloca um ativo icônico no portfólio da Altre: a torre do Alto das Nações deve ser a mais alta de São Paulo quando ficar pronta em 2025. A vendedora é a WTorre; outros investidotes detêm os outros 40%.

A Altre nasceu depois que a Votorantim mapeou seus imóveis que tinham vocação para negócios (e não eram estratégicas para as companhias operacionais). A empresa colocou esses imóveis dentro de uma plataforma e passou a desenvolvê-los.

Num primeiro momento, o foco será em loteamentos, lajes corporativas e galpões logísticos. Só no município de Votorantim, onde a companhia nasceu, a Altre é dona de metade da superfície do município, além de ter um landbank substancial na região de Sorocaba e Recife.

Eventualmente, a Altre poderá buscar capital de terceiros, seja na forma de club deals ou mesmo um IPO.

Malacrida, que deve se tornar o CEO, tem 10 anos de Votorantim e um background matemático: foi sócio da Prandini, Rabbat & Associates, a empresa de consultoria financeira especializada em soluções de risk management, precificação e hedging de derivativos.

Já na Votorantim, Malacrida foi tesoureiro da Fibria, CFO da Votorantim Energia e hoje tem assento nos conselhos da Votorantim Cimentos e da Citrosuco.