As ações de Rio Tinto e Glencore caíam nesta tarde, após as companhias confirmarem que não chegaram a um acordo para uma potencial fusão que criaria a maior mineradora do mundo

As empresas citaram falta de entendimento sobre o valor da transação, com a Glencore afirmando que a proposta “não avaliou adequadamente” suas operações de cobre e o potencial de expansão do negócio.

A ação da Rio Tinto caía 4,5% na bolsa de Nova York, enquanto a Glencore recuava 2,6% em Londres. Ambos os papéis haviam se valorizado desde que as conversas sobre a possível fusão vieram à tona, em 8 de janeiro.

Pela negociação agora encerrada, a australiana Rio Tinto iria incorporar a Glencore, mantendo o comando da presidência executiva e do conselho.

“Nós concluímos que a proposta de aquisição nesses termos não seria do melhor interesse dos acionistas da Glencore,” disse a trading suíça em comunicado hoje.

Por trás da negociação estava principalmente o objetivo de criar uma gigante global do cobre, metal cujo mercado está aquecido pela demanda de AI, baterias elétricas e gastos militares.

“Esse cenário bullish para o cobre está gerando um maior apetite por consolidação, porque é mais barato comprar do que desenvolver projetos do zero. Licenças ambientais demoram anos, tem vários riscos,”, explicou uma fonte que acompanha o setor de longa data.

Rio Tinto e Glencore já haviam discutido uma potencial associação em cinco ocasiões anteriores, a primeira ainda em 2008, e desentendimentos sobre valuation sempre encerraram as conversas, disse o colunista de commodities da Bloomberg, Javier Blas.

“Meu entendimento é que o gap de valuation estava na casa de US$ 10 bilhões, com a Glencore demandando um prêmio maior para ceder o controle,” escreveu Blas, no X. 

Os preços do cobre tocaram valores recorde neste ano, acima dos US$ 14.500 por tonelada, com investidores projetando déficit de oferta no longo prazo, e com uma maior demanda global por hard assets. 

O call de cobre finalmente virou um consenso. O mercado está se tocando de que não tem cobre barato no mundo para ser extraído, o preço vai ter que ser mais caro mesmo,”, disse uma analista do setor.