A Legend Capital — o wealth management que Pedro Salles e Túlio Lopez fundaram em 2020 e hoje assessora R$ 35 bilhões de clientes — acaba de criar uma área de capital solutions para atender empresas de médio porte e capital fechado.
A mãe da ideia é Daniella Marques, o ex-braço direito do Ministro Paulo Guedes na Economia e ex-presidente da Caixa.
Agora, a executiva quer colocar a experiência e os contatos que adquiriu no Governo a serviço das empresas do middle market — que na maioria das vezes não têm acesso às mesmas soluções e ferramentas que as grandes companhias.
Para trabalhar na área, Daniella acaba de recrutar Paula Kovarsky, a ex-vp de M&A e estratégia da Raízen; e Alexandre Borensztein, ex-sócio da área de real estate do Pátria.
A ideia é fazer “aquilo que não é commodity e de prateleira. Queremos encurtar a distância das companhias de capital fechado com as grandes,” disse Daniella. “Trabalhamos com o cliente co-criando, estruturando juntos e ajudando a definir o melhor caminho estratégico, de governança, capital ou regulatório. Só depois transformamos isso em uma operação financeira.”
Um dos diferenciais da casa é que, além de ser remunerada com um fee de sucesso, a Legend também faz algumas operações de ‘sweat equity’, recebendo ações das empresas em troca dos serviços que presta.
Por enquanto, a Legend fez duas operações nesse modelo, que Daniella disse não ser ideal para todos os clientes.
“Usamos o ‘sweat equity’ em teses que a gente acredita muito e em empresas que estão em estágios mais iniciais, mas que tem um potencial estratégico e de crescimento muito grande. Também fazemos isso em setores da economia onde podemos agregar muito na estruturação,” disse ela.
O objetivo da Legend é manter “poucas e relevantes transações a cada momento, calibrando para que nós três possamos estar focados,” disse a executiva.
A área de Capital Solutions está focada agora em operações de dívida – dada a necessidade das empresas de encontrar soluções criativas para reduzir o custo de suas dívidas – além de alguns M&As e vendas de ativos imobiliários.
Dada a expertise dos sócios, boa parte das operações são nos setores de energia, real estate, infraestrutura, financeiro e agro.
Daniella disse que há sinergia com o wealth da Legend, já que muitos dos clientes do wealth são donos de empresas que precisam de assessoria financeira. Segundo ela, cerca de metade dos mandatos vem do wealth e metade de relacionamentos dos três sócios.
A Legend Capital Solutions opera num mercado onde a concorrência é brutal, com diversas boutiques de assessoria brigando pelos mesmos clientes.
Daniella diz, no entanto, que a Legend tem uma estratégia e abordagem bem diferente dessas boutiques.
“Não somos transacionais. Olhamos toda a jornada de uma forma mais estratégica e holística. A transação vai ser uma consequência dessa abordagem e, em cima disso, vamos nos remunerar no êxito. O que queremos é construir valor, construir riqueza a quatro mãos.”
Outro diferencial é a própria fundadora, já que poucos tiveram a visão e a experiência que Daniella teve no setor público. “A experiência no Governo traz uma visão sistêmica de Brasil muito forte. Você vê a vida como ela é,” disse ela. “Acho que aqui na Legend conseguimos entender Brasília, juntar isso com o conhecimento de finanças, e traduzir isso em riscos e oportunidades para os nossos clientes.”