11282 ac6223ed ac43 9591 a2a5 4f9ab26b0f80

O Grupo Soma, dono das marcas FARM e Animale, acaba de nomear Rachel Maia para seu conselho de administração — a primeira vez na história em que uma mulher negra assume uma vaga de conselho numa empresa listada no Brasil.

Rachel é uma veterana do mercado de moda.

Com 28 anos de experiência, até setembro ela era a CEO da Lacoste no Brasil. Antes, liderou a Pandora no País por oito anos, depois de passar outros cinco como executiva da empresa em Washington. Rachel também foi CFO e CEO da operação brasileira da Tiffany.

A executiva ocupará a vaga que até agora pertencia a Claudia Jatahy Gonçalves, que fundou a Animale com seu irmão Roberto há 30 anos e hoje é uma das principais acionistas do Soma.

O conselho do Soma tem duas mulheres de um total de sete assentos. A empresa tem 76% de seu quadro de funcionários composto por mulheres, sendo 75% em cargos de liderança. 

Esta diversidade faz do Soma um ponto fora da curva no mercado de capitais brasileiro. Segundo um estudo do Instituto Ethos, apenas 8,6% dos conselhos no Brasil têm alguma presença feminina — e nenhum possui uma mulher negra.

“A diversidade nos conselhos se faz necessária, tanto na participação de mulheres quanto de negros. Sei da importância e também da responsabilidade de ser, novamente, a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira estratégica,” Rachel disse num comunicado publicado pelo Soma. “E espero não ser a única.”