O aplicativo e o site do Itaú Unibanco ficaram indisponíveis na manhã desta quinta-feira, com o problema ganhando grande repercussão nas redes sociais.

Vários clientes que conseguiram acessar suas contas pelos canais digitais identificaram inconsistências nos extratos – valores não esperados foram contabilizados nos saldos e pagamentos de contas foram confirmados sem que o saldo inicial se alterasse.

Mais para o final da manhã, os clientes já relatavam que sequer estavam conseguindo acessar as contas.

Em nota, o Itaú disse que está atuando para corrigir o “problema de intermitência” que afeta seus sistemas. O banco diz que o problema impacta a demonstração do extrato e saldo de conta corrente de parte de seus clientes.

Segundo o Itaú, a origem do problema está sendo investigada, mas já se sabe que não tem relação com evento externo. Em outras palavras: não foi um ataque hacker, como muita gente especulava.

UPDATE: Às 18h15, o Itaú publicou o seguinte comunicado:

O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados. Para atenuar os impactos da ocorrência desta quinta-feira (3), excepcionalmente o horário de transferências via TED foi estendido até 18h15. Transferências por PIX podem ser feitas normalmente até à meia-noite, e pagamentos de boletos até 20h30. O Itaú informa que não houve prejuízo para os clientes e que seus valores estão integralmente resguardados. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou uma necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno.