Ingka Centres — o braço de shopping centers da IKEA — acaba de entrar nos EUA, comprando o shopping 6X6 em San Francisco, segundo a Reuters.
 
A Ingka comprou o 6X6 da Alexandria Real Estate Equities e da TMG Partners, e disse que em breve vai anunciar seus planos para o shopping, que terá a Ikea como âncora.
 
A transação acontece em meio ao maior ambiente de incerteza que a indústria de shopping centers já enfrentou, com os lockdowns da pandemia aumentando as dificuldades de um setor que já lutava com as mudanças de comportamento do consumidor e dezenas de concordatas de grandes locatários nos EUA.
 
Pelo menos 26 varejistas americanos já pediram recuperação judicial este ano, incluindo ícones como JC Penney, J Crew, Neiman Marcus, Brooks Brothers, Lord & Taylor e Pier 1.
 
A Ingka já havia dito à Reuters em maio que estava negociando diversas aquisições em áreas centrais de grandes cidades americanas. Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago estavam no topo da lista.
 
O CEO da companhia, Gerard Groener, disse que as negociações, em diferentes estágios, incluem imóveis como agências de correios, lojas de departamentos ou shoppings existentes.
 
Um dos maiores proprietários de shopping centers do mundo, a Ingka Centres tem 45 malls na Europa, Rússia e China, cada um ancorado por uma loja IKEA. A companhia está mudando seu foco dos subúrbios para as áreas centrais das cidades.
 
Esse movimento tem a ver com a estratégia da IKEA de abrir lojas menores e mais acessíveis, com mais foco em serviços e conectadas com sua operação de ecommerce.
 
Em pelo menos um aspecto, a Ingka está caminhando para onde os shoppings brasileiros já estão: a companhia está aumentando a participação de restaurantes e entretenimento em seus malls para ajustar seu mix a uma era em que o e-commerce tirou tráfego dos malls nos países desenvolvidos.
 
“Planejamos construir instalações de uso misto que chamamos de ‘meeting places’, com ampla gama de amenidades e serviços”, disse Groener, acrescentando que as atividades podem incluir saúde, educação, festivais e eventos, além de varejo e comida.
 
Outra inovação: um aplicativo de fidelidade lançado pela companhia na China e conectado ao WeChat — com serviços como navegação em realidade virtual nos shoppings, organização das filas em restaurantes e compra de ingressos de cinema online — já tem 1,5 milhão de membros três anos depois de ser lançado. (O principal investimento digital da empresa este ano é repetir a estratégia na Rússia.)
 
A Ingka Centres tem uma área bruta locável de 4 milhões de metros quadrados em todo o mundo e faturou US$ 7,2 bilhões com aluguéis ano passado. Seus inquilinos incluem a Zara, H&M e Uniqlo.
 
Fontes do mercado imobiliário disseram ao Brazil Journal que a IKEA estuda há anos abrir uma loja no Brasil, onde concorreria com nomes com Tok&Stok e Etna. A decisão nunca foi tomada.