Ilustração: Emmanuel Polanco

A equipe de vendas da corretora do JP Morgan foi eleita pela segunda vez consecutiva a melhor da América Latina, na avaliação de investidores institucionais.

A pesquisa anual é produzida pela Institutional Investor — a bíblia do mercado de gestão — e equivale ao ‘Oscar’ das corretoras.

O Bank of America Merrill Lynch e o Itaú BBA ficaram em segundo e terceiro lugar, ambos ganhando duas posições. Em seguida, vieram o Morgan Stanley, que passou de terceiro para quarto, e o UBS, que galgou dois degraus para a posição de número cinco.

O time do JP Morgan é liderado por Camila Penna e inclui Marcelo Ogaz e Rodrigo Jiménez.  Na Merrill, a revista fez menção especial a Andrea Chamma (que saiu do banco recentemente), Camila Stolf, Claudio Franco, Guilherme Lopes (citado pelo segundo ano) e Alessandra Souza.

Nos últimos anos, a profissão de corretor de ações no mercado brasileiro tornou-se um reality show de sobrevivência: Bovespa em baixa e com volume fraco, contínuas tentativas dos bancos de automatizar processos e remover o elemento humano da equação, e limitações regulatórias e de compliance cada vez maiores.

A revista ouviu mais de 670 analistas e gestores de 380 instituições que, juntas, administram US$ 280 bilhões em ações na América Latina.

Ilustração: Emmanuel Polanco