Nota Dollar

Ouvido ontem em duas grandes corretoras:

“Hoje foi o dia em que os pessimistas jogaram a toalha.”

Tradução: Fundos de ações que andavam pessimistas com o cenário para o Brasil, e que ainda não haviam se posicionado para o ‘rali Marina’, ontem foram às compras.

Com a Petrobras em alta de 90% desde as mínimas de março e o índice Bovespa acima de 61 mil pontos, essa alocação de dinheiro local já está próxima do fim?

“Não são poucos os fundos com pelo menos 20% da carteira ainda em cash,” responde o presidente de uma corretora. “Como o nosso mercado é relativamente pequeno, o fluxo que entra muda o mercado de patamar. O mercado subiu muito rápido, e só recuperou volume agora.. Não deu pra todo mundo se posicionar.”

Mais: está entrando dinheiro gringo no Brasil, particularmente de hedge funds dos EUA e Europa. “O Brasil estava totalmente fora do radar. O que temos ouvido de clientes é que, com o S&P 500 nas máximas, está fácil realizar um pouco de lucros lá fora e alocar um pouco em Brasil.”

Todos os relatos acima são consistentes com o que se vê no mercado, mas mostram que os investidores — locais e internacionais — ainda estão acreditando na ‘nova política’ apenas na margem, ou seja, ninguém está fazendo uma aposta ‘all in’.

Imaginem quando o Brasil entrar na moda de novo.