A Y Combinator – uma das aceleradoras de startups mais respeitadas do mundo – está alertando suas investidas para “se preparar para o pior,” ecoando um discurso que tem ficado cada vez mais frequente no ecossistema de venture capital.

A aceleradora, uma das maiores do mundo, enviou à sua base de startups uma lista com conselhos do que fazer para sobreviver à virada do mercado.

“O movimento mais seguro é se planejar para o pior,” disse a Y Combinator.

“Se a situação atual for tão ruim quanto as duas últimas crises econômicas, o melhor caminho para se preparar é cortar custos e aumentar o seu ‘runway’ nos próximos 30 dias. Seu objetivo deveria ser chegar ao modo “default alive” [um termo que se refere ao estágio em que uma startup não precisa mais levantar capital].”

Se a startup estiver planejando captar nos próximos 6 a 12 meses, o Y Combinator alertou que ela pode acabar fazendo isso no pico da virada de mercado.

Nesse cenário, “suas chances de sucesso são muito pequenas mesmo se a sua companhia estiver indo bem. Recomendamos que você mude seus planos.”

Outro conselho: lembrar que muitos de seus competidores não vão fazer um bom planejamento, mantendo uma alta queima de caixa e só se dando conta de que fizeram besteira quando tentarem levantar a próxima rodada.

“Você pode facilmente ganhar bastante market share numa crise apenas se mantendo vivo.”

***

Os alertas da Y Combinator vêm pouco depois do CEO do Uber enviar uma carta semelhante a seus funcionários.

Dara Khosrowshahi disse que a empresa precisa ser ainda mais “hardcore” em relação aos custos, já que está diante de uma “mudança sísmica” nos mercados.

12097 adfde68f 6467 de79 a981 ec0507d88d67O CEO disse ainda que, olhando pra frente, a empresa vai tratar as contratações como um “privilégio” – um indicativo de que o Uber deve congelar ou até reduzir sua folha de pagamentos.

“Adaptar-se ao momento significa fazer ‘tradeoffs’. A taxa de retorno exigida para os nossos investimentos aumentou. E isso significa que algumas iniciativas que demandam uma quantidade substancial de capital vão perder fôlego. Temos que garantir que nosso ‘unit economics’ funcione antes de crescermos.”

Dara disse ainda que a empresa precisa começar rapidamente a entregar geração de caixa livre.

“Em tempos de incerteza, os investidores procuram segurança. Eles reconhecem que somos o líder com a maior escala em nossa categoria, mas eles não sabem quanto isso vale. Citando Jerry Maguire, precisamos mostrar a eles o dinheiro,” escreveu o CEO. “Agora é sobre geração de caixa livre. Nós podemos (e devemos) chegar lá mais rápido.”